Oasis Tombado!
- fernandacalixtogar
- 18 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A arquitetura nasce do olhar atento sobre a cidade. Antes de qualquer traço, planta ou volume, existe o exercício de observar, registrar e interpretar os espaços que compõem o cotidiano urbano. Este trabalho surge como um espaço dedicado a esse olhar sensível e crítico, explorando a relação entre arquitetura, urbanismo e paisagem a partir de levantamentos, análises e processos projetuais.
Aqui, a fotografia assume um papel fundamental como ferramenta de leitura do território, revelando vazios urbanos, fluxos, permanências e potenciais ocultos no tecido da cidade. Ao registrar fragmentos do espaço construído, buscamos compreender como a arquitetura pode atuar na ressignificação desses lugares, transformando áreas residuais em espaços de convivência, encontro e humanização.
Inspirado em estudos acadêmicos e propostas de intervenção urbana — como o projeto Oasis Tombado, desenvolvido no contexto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFU — este blog propõe reflexões sobre o desenho modular, o jogo entre cheios e vazios e a integração entre elementos naturais e artificiais. Mais do que apresentar resultados finais, o objetivo é compartilhar processos, questionamentos e leituras que ajudam a pensar a cidade contemporânea de forma crítica, sensível e inclusiva.



Comentários